quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Hoje fui assim



Quando eu despertei pra essa paixão desenfreada pela Moda, percebi um abismo no meio do caminho quando em pouco tempo me dei conta de que eu não conseguia reconhecer o meu próprio estilo. As peças no meu armário eram tão desconexas, tão complexas e tão confusas que ficava complicado combinar uma coisa com a outra e a outra com a coisa.

Escarafunchei até encontrar as pistas que me pudessem fazer despertar pro conceito do "eu gosto disso", "eu prefiro aquilo", "eu rasgo seda para saias", "quanto mais pano pra manga melhor", peguei um montão de vestidos estampados e nem guardei pro carnaval, nem desejei a eles nenhum mal... eu só queria ser mais seletiva pra entender o meu cenário.

Eu já tinha parado pra estudar Linguística, já conhecia um pouco da Literatura Brasileira, ficava às voltas pra entender as metáforas da Literatura Inglesa, mas eu jamais tinha cogitado que pra me vestir eu deveria procurar saber um pouco mais sobre mim. Só que assim... a única informação que eu tinha sobre MIM é que "mim" não conjuga verbo e no entanto, "mim" queria ação nas mais variadas conjugações: escolher, experimentar, vestir, comprar, usar, calçar, combinar...

Eu não quero que você pense que eu sou organizada (eu estaria te ludibriando), mas as vezes a gente precisa guardar algumas coisas em pastas. São pastas e pastas que se multiplicam no meu computador com centenas de Referências pra inspirar as preferências e conduzir à coerência. Você não precisa imitar o estilo da bloguista X, porém, a bloguista X é importante pra despertar em você o que você vestiria, as combinações que faria, as misturas que tornariam o seu dia mais florido e os sapatos que com aquela calça te arrancariam de frente pro espelho um sorriso.

No início dessa minha jornada, conheci através de uma amiga o Hoje vou Assim. Cada postagem nova da Cris Guerra despertava em mim a sensação de que ela sabia muito sobre si e que esse "saber sobre" era fundamental para combinar xadrez com listras, pérolas com tênis e paetês com a luz do dia. Muitos dias se passaram no calendário. O blog da Cris se tornou objeto da minha pesquisa da Monografia e meses depois ela lançou um livro com o título "Moda Intuitiva" que chegava às livrarias dias antes de eu descobrir que havia passado na seleção do Mestrado. 

No topo da capa do livro diz assim: "Um 'não manual' de moda para ajudar você a descobrir o seu próprio estilo". Parece estranho, mas não é. Antes do livro, eu já concordava com a dinâmica do Hoje vou assim, numa crônica e outra e numa enxurrada de imagens, mas mais do que isso... Eu li economizando as páginas, eu vi em fotografias e palavras todos os caminhos que me levaram à Moda. São textos deliciosos de ler, são letras lindas de viver e são dicas que trazem brilho pra alma, porque no fundo no fundo, ela não quis construir 'verdades absolutas' sobre estilo, ela só quis insinuar que ser você mesma é elegante e dá certo em todas as estações.






Pulseiras que eu mesma fiz, Anel (amado) que comprei por R$1,00 real e brincos que comprei em junho por R$2,00 reais. <3


"Se eu posso comer o mesmo prato predileto no restaurante a cada vez que passo por lá, por que não poderia vestir meu vestido preferido muitas vezes?"
(Moda Intuitiva, Cris Guerra, p. 102)

Vestido: Audiovisual
Jaqueta: Leader
Bolsa: Senhoritta
Sandália: Vizzano
Pulseiras: eu mesma fiz
Brincos: numa lojinha do centro que não lembro o nome
Anel: Vitória Bijoux
Batom: Natura Una (matte) vermelho 51

Bjokas de Hoje Eu Fui Assim!

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei o look e a informação textual! Você vai longe querida Helena e não duvido disto! Acredite em seu potencial e olhar apurado em torno da concepção do estilo! Continue firme e forte nessa linda jornada que vem construindo e a moda agradecerá pelas suas linhas de pesquisa que, com as fundamentações teóricas que utiliza, têm muito a contribuir e a ser alvo de reflexões na sociedade! Parabéns pelo recorte comunicacional! Bjão!
Pablo Porttella.