segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uma dose de Inspiração



Abrir as portas do armário em busca de respostas é uma atividade a que nós mulheres - recorrentemente nos dedicamos travando uma contenda solitária com diversos "pedaços de pano" que não emitem nenhum som, mas que ainda assim conseguem falar muita coisa. O silêncio das roupas é apavorante no momento em que não existe em você uma ideia imediata para sincronizar estampas, cores, modelos e tendências. Todas as peças estão tão próximas, alinhadas nos cabides, exalando um cheiro seu que de tão característico te enjoa. Ah, se a gente pudesse ter cheiro de roupa nova todos os dias e se essa cena fosse orquestrada pelo barulhinho da etiqueta retirada, informando a você que o espelho transpiraria mais confiança e que os sapatos, apesar de gastos, ganhariam uma nova versão dos tornozelos para cima.

Hoje talvez possa ser um dia para não vestir preto, não vestir jeans, não vestir renda, mas vestir Personalidade. Costuma ser uma combinação que desperta interesses. Aquele acervo no guardarroupa foi construído por você, logo, dificilmente encontraremos em número e cores idênticas as mesmas peças no closet de outra pessoa. Tá bom, pode achar que as revistas, os blogs e os personagens de filmes e novelas possuem mais estilo do que você, eu só gostaria de te lembrar, que a maioria das pessoas mais estilosas e criativas que eu conheço estão sempre ligadas à referências. 

As referências servem, em muitos casos, como um ponto de partida interessante a ser analisado pra que saibamos o que pretendemos quando compramos uma jaqueta jeans, um blazer preto ou um casaco de couro. A inspiração no histórico de experiências de cada um irá sinalizar (ainda que inconscientemente) uma paixão por "cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores". A bagagem musical, intelectual, curiosa, desbravadora, saudosista ou seja lá "o que será que será que andam suspirando" é que colabora para a identificação de preferências para colecionar vestimentas.

A julgar por mim, que encabeço esta discussão, não, eu não possuo uma característica de vestimenta fixa, eu vivo reformulando as minhas ideias, eu acordo de formas diferentes, eu me dou a chance de repensar atitudes e decisões e isso acaba refletindo nas minhas escolhas visuais sem que eu tenha tempo de ponderar. Eu transito por diversos estilos porque me sinto agitada demais para me conformar em me ver de um "jeito" só. Só e somente só aceito a entrada no meu armário - desde o final do ano passado - peças que eu consiga sincronizar com exaustão, que me provem por A + B que são versáteis e que me garantam que a nossa relação será mais de paz e amor do que de guerra.

A moda costuma desfilar comunicação quando estamos andando pelas ruas de boca fechada, de óculos escuros e com passos planejados rumo ao trabalho, aos estudos, às obrigações, enquanto cada pessoa que nos lança um olhar dialoga em silêncio processando o que lhe servirá de referência e o que ela simplesmente descarta. Portanto, descobrir e assumir o próprio estilo não se trata apenas de transpirar personalidade, mas sim, divertir-se com mais uma forma de linguagem que terá significado para aqueles dispostos a entender que os adornos escolhidos querem falar por você antes que a sua voz tenha chance de ser usada para dar um "bom dia". A roupa pode e deve ser vista como uma linguagem articulada, reflexões de Umberto Eco (1989), que me fazem brilhar os olhos - pois essa imersão bloguística de difusão da moda no século XXI só reforça a atmosfera de democratização dos significados. Vamos nos desligar de um conjunto sistemático de combinação de "verdades" na hora de se vestir e passemos a nos ligar no individualismo que de tão personal passe a ser inspirador. Acostumar-se com o cheiro das próprias roupas pode ser o início de uma dose de inspiração que nasce da sua bagagem, das suas vivências e da sua própria linguagem.


"Apenas sei de diversas
Harmonias bonitas
Possíveis sem juízo final...

Alguma coisa

Está fora da ordem
Fora da nova ordem
Mundial..."
(Fora da ordem, Caetano Veloso. Álbum: Circuladô, 1991)

Blusa: Marffino
Brinco: Vitória Bijoux
Batom: Mary Kay

Bjokas de Letra e Música.

Nenhum comentário: